top of page

ROSH HASHANA: O DIA DAS TROMBETAS


O feriado bíblico de Rosh Hashaná , também conhecido como o Ano Novo Judaico, começa na noite de segunda-feira, 6 de setembro, ao pôr do sol. Ele abre os Grandes Dias Sagrados do outono, que também incluem o Yom Kippur e a Festa dos Tabernáculos. Então, qual é o significado de Rosh HaShana, onde ele aparece na Bíblia e o que podemos aprender como cristãos sobre seu significado espiritual e profético.


Em primeiro lugar, Rosh HaShana é uma versão especial do feriado mensal chamado Rosh Chodesh , ou início do novo mês lunar. Em Gênesis 1:14, Deus disse que o sol e a lua são para “sinais e estações” e, de fato, os períodos de feriados judaicos mais importantes são determinados pela lua. A lua também serve como moed - uma palavra hebraica melhor traduzida como “tempo determinado”. Esta é a hora que o próprio Deus marcou para um encontro com a humanidade. E que nomeações poderosas são! Pense nisso - o Êxodo do Egito, a entrega da Torá a Moisés no Monte Sinai e a morte de Jesus na cruz - todos esses eventos seminais aconteceram exatamente nos dias designados por Deus.


Agora, o significado de cada Rosh Chodesh é principalmente determinar o início do mês, que cai no dia da lua nova, e isso também define as datas para outros festivais importantes naquele mês.

Todos os meses, Rosh Chodesh é um momento de aproximação de Deus, de tocar a trombeta e um momento de alegria e alegria. Números 10:10 diz que este será um memorial ( zikaron ) para você. Também há muitos eventos sombrios que aconteceram em muitos meses na Bíblia, quando catástrofes se abateram sobre o povo judeu devido aos seus pecados - lembrando-nos da justiça e do julgamento de Deus.


No Rosh HaShana, este tema certamente aparece com destaque. É o maior Rosh Chodesh, também chamado de Yom ha Zikaron , e biblicamente o “Dia das Trombetas”, ou mais precisamente, o Dia do Toque do Shofar (Yom Teruah).


O Mês Especial de Tishri

O Dia das Trombetas é uma celebração com sentimentos mistos: a alegria da Festa, o comer e beber, misturado com o toque do shofar, mas também carrega tons solenes. O Senhor é lembrado como o Juiz, e os livros da vida são abertos. Ele marca o início dos dez “Dias de Temor”, ( Yamim Noraim ), que levam ao Yom Kippur. Celebramos o Senhor como o Criador do universo e ao mesmo tempo pedimos perdão e tentamos aprender as lições do passado. E clamamos por misericórdia. E então, na lua cheia, no dia 15 de Tishri, vem o mais alegre de todos os festivais judaicos: Sucot - a Festa dos Tabernáculos.


Então, por que este mês está tão cheio de moadim espiritualmente significativos , tempos de nomeação? E este mês marca o início do ano ou não? Rosh Chodesh Tishri é considerado o início do ano, Rosh HaShana , mas ao mesmo tempo Tishri é chamado de sétimo mês. Como devemos entender isso?


Para entender esse conceito, primeiro saiba que Tishri marca o início do ano e imagine o ciclo agrícola no antigo Israel. Cada feriado tem um elemento espiritual e um agrícola: a Páscoa marca a libertação da escravidão do Egito pelo sangue do cordeiro, mas também pelos primeiros frutos da cevada; Shavuot comemora a entrega da Torá e também a primeira colheita; e na Festa dos Tabernáculos os judeus se lembram de como vagavam em barracas no deserto, mas também celebram a colheita final, a colheita de tudo que cresceu e amadureceu durante o longo verão.


De acordo com este calendário agrícola, o ano bíblico realmente começa em Tishri porque este é o mês em que a estação chuvosa de inverno está prestes a começar. É o período que determina o destino de toda a região para o resto do ano. Se as primeiras chuvas não chegarem, a nação enfrentará a seca. Nos tempos antigos, as guerras irromperiam à medida que as nações lutassem pelos recursos limitados. E não só na antiguidade: há quem diga que uma das razões para a eclosão da recente guerra civil que assolou a Síria foi uma prolongada seca que obrigou os agricultores a abandonar os seus campos e ir para as cidades onde começou a agitação.


Sob essa luz, podemos entender melhor o impacto total dos três anos e meio (Tiago 5:17) de seca sob Elias. Durante quatro anos, a cada ano nesta época, eles esperavam chuva, mas ela não veio. Isso causou uma crise nacional e uma grande fome em Samaria. O rei Acabe culpou Elias, mas ele respondeu: “Não incomodei Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque abandonaste os mandamentos do Senhor e seguiste os Baalins.” (1 Reis 18: 17-18)


A seca na época de Elias estava ligada ao pecado do povo. Em vez de criticar Elias, Acabe deveria ter se arrependido. E Elias então exorta o povo a se arrepender, a tomar uma posição (1 Reis 18:21).


Selecionamos “Os Dias de Elias” como tema da Festa dos Tabernáculos deste ano. Sentimos que os acontecimentos no ano passado mostram semelhanças com aqueles dias de seca sob Elias. A pandemia global mudou a maneira como vivemos em muitos aspectos e ainda não acabou. Tudo isso sublinha nossa total dependência de Deus e Sua total soberania. Não temos controle sobre o futuro, mas Deus tem. Portanto, a chamada ao arrependimento, para retornar ao Senhor com todos os nossos corações e mentes está em ordem.


E esta é exatamente a mensagem do mês de Tishri e dos feriados de outono. A Bíblia ordena um mês especial de horários designados antes do início do novo ano agrícola. É para reafirmar a fé de que o Senhor é a única força por trás do destino da próxima temporada. Não olhamos para a Natureza, não adoramos a Mãe Terra, nem deixamos que as mudanças percebidas no clima nos controlem - em vez disso, colocamos nossa confiança em Deus que decide como a estação das chuvas vai se desenrolar.


A ideia de dependência de Deus e confiança Nele permeia toda a temporada de férias de outono: o tema principal de Sucot é lembrar como Deus protegeu os israelitas em seu caminho do Egito. Durante Sucot, as pessoas são ordenadas a sair de suas habitações confortáveis, ser expostas aos elementos e confiar em Deus ao invés da proteção feita pelo homem. Não podemos confiar em nossos bens imóveis, nosso dinheiro, até mesmo em nossas habilidades ou saúde. Somos totalmente dependentes de Deus.


A explosão do despertar


O que mais podemos aprender das Escrituras a respeito de Rosh HaShana? Em primeiro lugar, surpreendentemente, a Bíblia não o chama de ANO NOVO, mas apenas o primeiro dia do SÉTIMO mês. Os únicos mandamentos são abster-se de trabalhar e tocar a trombeta.

A passagem definidora é encontrada em Números 29: 1-2: “E no sétimo mês, no primeiro dia do mês, tereis uma santa convocação. Você não deve fazer nenhum trabalho habitual. Para você, é um dia de tocar o shofar (Yom Teruah). Oferecerás um holocausto com aroma suave ao Senhor: um novilho, um carneiro e sete cordeiros em seu primeiro ano, sem mancha. ”

Outra passagem relevante é encontrada em Levítico 23: 23-25: “Então o Senhor falou a Moisés, dizendo: 'Fala aos filhos de Israel, dizendo:“ No sétimo mês, no primeiro dia do mês, terás um descanso sabático, um memorial do toque do shofar (Zichron Teruah), uma sagrada convocação. Você não deve fazer nenhum trabalho habitual nele; e você deve oferecer uma oferta queimada ao Senhor. ”'”


Portanto, o principal mandamento é tocar a trombeta, ou shofar, que também é tocado em cada lua nova, pois o aspecto de zikaron , ou memorial, também está presente a cada mês. Mas no sétimo mês tudo é mais intenso. O som do shofar serve como um chamado para despertar.


O estudioso judeu medieval Maimônides, ou Rambam, escreve em suas Leis do Arrependimento, 3: 4: "Embora o toque do Shofar no Rosh Hashaná seja um chok [uma lei emitida sem uma razão que o acompanhe], há também um remez [a sugestão de significado] dentro dele, como se estivesse dizendo, 'acordem, dormindo, de seu sono, e aqueles cochilos surgem de seus cochilos, examinem suas ações e retornem sinceramente a Deus, e lembrem-se de seu Criador.' ”


Podemos encontrar um paralelo interessante no Novo Testamento. Paulo escrevendo aos Efésios usa uma exortação muito semelhante: “Despertai, vós que dormes, levantai-vos dentre os mortos, e Cristo vos iluminará”. O versículo vem de Efésios 5:14, e o contexto para esta passagem é de arrependimento e andar na luz, e o som do shofar diz: 'Desperte de seu sono, jogue fora as trevas e ande na luz.'


Na verdade, a luz parece ser um tema importante nesta temporada. De acordo com a tradição judaica, em Rosh Hashaná uma nova luz entra no mundo. É um dia em que podemos avaliar quem somos, para onde vamos e em que medida nossas vidas são verdadeiramente vividas de acordo com a vontade de Deus.


No Salmo 89:15, o hebraico original realmente diz, “bem-aventurado o povo que conhece o som de teruah”, ou o som do shofar. Em outras palavras, há uma bênção em atender ao chamado ao arrependimento. Essas são as pessoas que andam à luz de Seu semblante. Esta é exatamente a mensagem de 1 Jo 1: 5-8: “... Deus é luz e nele não há trevas. Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas se andarmos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado ”.

O som de teruah é um chamado para despertar, convidando-nos a deixar as trevas e caminhar em Sua luz. Arrependimento em hebraico é teshuva, e significa literalmente “voltar, voltar”. Mude sua direção e dê meia-volta.

Os rabinos também dizem que muitas das leis relativas ao toque do shofar são derivadas das leis do Ano do Jubileu. É baseado no texto de Levítico 25: 8-9: “E contará para ti sete sábados de anos, sete vezes sete anos; e o tempo dos sete sábados de anos será para vós quarenta e nove anos. Então você fará com que o shofar do Jubileu toque no décimo dia do sétimo mês ; no Dia da Expiação, você fará soar o shofar em toda a sua terra. ”


No 50º ano, todas as terras voltaram para a família que originalmente as herdou, e os escravos foram libertados. O toque do shofar para marcar o Jubileu significava liberdade. Qual é a conexão entre o arrependimento e o Jubileu, reconquistar a liberdade? Quando nos arrependemos, o poder do pecado é quebrado e entramos na verdadeira liberdade. Jesus disse em João 8:32: “Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos. E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará. ”


Este é um conceito muito judaico. Toda a história do povo judeu pode ser vista como uma luta pela liberdade. Deus os libertou da escravidão no Egito e os trouxe ao Monte Sinai, onde lhes deu Sua palavra, que tem o poder de libertar. E, finalmente, a Palavra se tornou carne e habitou entre nós. Jesus fez o que nunca poderíamos fazer em nossas próprias forças. Agora podemos experimentar seu poder libertador. “Quando o Filho o liberta, você é realmente livre” (João 8:36). Jesus também fez referência ao Jubileu quando lançou seu ministério público na sinagoga de Nazaré (Lucas 4: 18-21).

Então, quando você ouvir o shofar, lembre-se de que ele está chamando você para a liberdade em Jesus.


Trombeteando Seu Retorno

O toque do shofar também está conectado ao julgamento de Deus, como será revelado nos últimos dias, e também à restauração e reagrupamento de Israel. Tanto Zacarias 9: 9-14 quanto Isaías 27: 12-13 relacionam o toque do shofar com a salvação de Israel, a Reunião dos exilados e a vinda de seu Rei.


O toque da trombeta também recebe um importante significado profético no Novo Testamento. Por exemplo, em 1 Tessalonicenses 4: 16-18, lemos que isso significará o retorno de Jesus: “Porque o próprio Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus ( teruah) . E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, que estivermos vivos e permanecermos, seremos arrebatados junto com eles nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, confortem uns aos outros com estas palavras. ”


Além disso, Apocalipse 11:15 diz: “Então o sétimo anjo tocou (o shofar) : E houve altas vozes no céu, dizendo:“ Os reinos deste mundo tornaram-se os reinos de nosso Senhor e de Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre! ”

Portanto, ao tocarmos o shofar hoje em dia, vamos fazê-lo intencionalmente, como um sinal profético das coisas maravilhosas que estão por vir.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page