A ICEJ ajudando médicos imigrantes a serem licenciados em Israel


Por: Anastasiya Gooding

Postado em: 13 Jan 202


Por vários anos, a Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém patrocinou um programa lançado pela Agência Judaica para Israel para fornecer aos novos médicos imigrantes as licenças e ferramentas necessárias para continuar suas carreiras médicas aqui em Israel. Ao mesmo tempo, este programa agrega a Israel o recurso inestimável de profissionais adicionais para ajudar a equipe de hospitais e clínicas em todo o país – uma necessidade ainda maior na época do coronavírus.


Este Programa de Licenciamento Médico ajuda a nivelar o campo de atuação para médicos judeus imigrantes, fornecendo-lhes credenciais e habilidades únicas (especialmente habilidades linguísticas) essenciais para sua absorção bem-sucedida em Israel.


Antes da crise do corona, os hospitais israelenses já estavam enfrentando uma superlotação severa e uma crescente escassez de médicos, já que muitos médicos haviam atingido a idade de aposentadoria e havia um número insuficiente de estudantes de medicina para substituí-los.


Enquanto isso, muitos homens e mulheres talentosos das ex-repúblicas soviéticas estão fazendo Aliá ansiosos para continuar sua carreira médica no estado judeu. Entre esses olim (recém-chegados) estão médicos de uma ampla gama de áreas, cujas valiosas formações médicas são urgentemente necessárias em Israel. Mas eles devem primeiro passar por um exame de relicenciamento médico antes de poderem praticar aqui.

Assim, a ICEJ vem apoiando este Programa de Licenciamento Médico, que ajuda a fortalecer tanto a área médica israelense, quanto esses novos imigrantes. O programa oferece suporte contínuo para ajudá-los a se adaptar à vida em Israel, obter uma licença e até mesmo encontrar emprego em hospitais israelenses.



Danyl Godim é um médico ucraniano que fez Aliyah em 2019 com sua esposa Ana, enfermeira, e seus dois filhos. A chegada da família Godim foi um marco para a ICEJ, pois o Dr. Godim foi o imigrante judeu de número 150.000 assistido pela ICEJ nas últimas quatro décadas. Para celebrar a ocasião, a Embaixada Cristã convidou a família Godim para receber um reconhecimento especial durante nossa Noite de Convidados Israelenses na Festa dos Tabernáculos 2019.

“Somos gratos por toda a assistência que recebemos e não poderíamos ter feito Aliyah sem ela”, disse Danyl recentemente, lembrando-se calorosamente de sua noite como nossos convidados especiais da festa. Danyl e sua esposa decidiram fazer Aliá porque sentiram que Israel é seu verdadeiro lar e um lugar onde podem dar um futuro melhor para seus filhos. “A vida na Ucrânia era boa, mas queríamos avançar no campo profissional e mergulhar completamente nele”, disse Danyl enquanto Anna Godim concordava.


“Olhando para trás hoje, não há dúvida de que tomamos uma boa decisão de aproveitar esta oportunidade para nós e para nossos filhos e agradecemos a todas as pessoas que estiveram envolvidas em ajudar a fazer isso acontecer”, acrescentou.

Danyl veio no programa “Profissão para uma Nova Vida” para médicos, apoiado pela ICEJ. Esse programa tem duração de até dois anos e, ao final do programa, os graduados recebem uma licença médica em Israel e iniciam o processo de especialização e integração nos diversos cargos do sistema de saúde israelense.


Por meio de estudos aprofundados da língua hebraica focados no aprendizado de terminologia relacionada ao campo e um curso exclusivo para preparar recém-chegados para o exame de relicenciamento médico israelense, este projeto fornece uma solução eficaz para recém-chegados que desejam mudar suas vidas e carreiras para a pátria judaica.


Apesar de sua aparência jovem, o Dr. Godim já havia atuado por 20 anos como anestesista em um grande hospital na Ucrânia e como professor em uma escola de enfermagem. Desde que chegou há quase três anos, ele tem esperado ansiosamente o dia em que poderá praticar plenamente aqui em Israel.


"Atualmente estou fazendo um estágio como anestesista no Hospital Laniado depois de anos trabalhando neste campo na Ucrânia", disse ele. "O momento em que terminar meu estágio será um momento incrível marcando a realização do meu sonho - serei um médico legítimo em Israel."


Anna, uma enfermeira experiente na Ucrânia, acrescentou que: "Quando chegamos ao país em 2019, concentrei-me em cuidar de nossos filhos durante nossa absorção no país, enquanto Daniel passava a maior parte do tempo no programa para obter sua licença médica. e continuar o treinamento prático que está realizando nestes dias”.


“Já se passaram dois anos desde que chegamos e agora estamos aclimatados a Israel. Então, agora estou planejando o processo de entrada e integração como enfermeira aqui no sistema de saúde israelense. É um grande sonho que estou esperando para realizar”, disse emocionada.


A ICEJ acaba de renovar seu compromisso de continuar financiando este programa especial para mais médicos e enfermeiros que se mudam para Israel este ano. Tem uma alta taxa de sucesso entre os que fazem o exame de relicenciamento médico, além de ser uma grande bênção para esses novos imigrantes judeus e, de fato, para toda a nação, pois ajudam a fechar o crescente déficit de médicos em Israel.


Por favor, doe generosamente a este e outros esforços de Aliá e Integração realizados pela ICEJ. Juntos, estamos reunindo o povo judeu e ajudando a construir Sião de acordo com tudo o que Deus prometeu.