Começaram as celebrações do Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico

30/09/2019

Ao pôr do sol deste domingo (29), iniciam-se para a comunidade judaica as celebrações do Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico de número 5780. As comemorações nas sinagogas estendem-se até o Dia do Perdão, que será celebrado na quarta-feira (9), 10 dias após o início do novo ano.

 

Rosh Hashaná é o aniversário do universo, o dia em que Deus criou Adam e Eva, e é celebrado como o mais importante do ano judaico. Começa ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei (29 de setembro de 2019) e termina após o anoitecer em 2 de Tishrei (1 de outubro de 2019).

 

As observâncias de Rosh Hashaná incluem acendimento de velas à noite, refeições festivas com doces durante a noite e o dia, serviços de prece que incluem o toque do shofar (chifre de carneiro) nas duas manhãs, e não fazer trabalho criativo.

 

De acordo com o rabino Guershon Kwasniewski, da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), o período serve como um momento para arrependimento, conciliação, perdão e reconhecimento de culpas e de erros. 

 

A gente reza, canta e lê a Torá (livro sagrado). Rezaremos também pelo Brasil para que o espírito de diálogo e respeito prevaleça na democracia mesmo entre aqueles que pensam diferente. Além disso, a comunidade judaica tem a obrigação de ouvir o som do shofar, um dos instrumentos mais antigos do mundo, feito a partir de um chifre de carneiro, presente nas sinagogas, cujo som nos inspira a acordar para a reflexão — explica o rabino.

 

Durante as festividades do Rosh Hashaná, as famílias costumam frequentar o serviço religioso e depois se reunir em casa para jantar. A maçã com mel, representando um ano bom e doce, e um pão redondo trançado (chalá) são itens frequentes à mesa. 

 

De acordo com a assessoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs), as comemorações são realizadas em todas as sinagogas do Brasil.

 

Please reload

Please reload

Arquivo

Israel lança laser inovador para interceptar mísseis e ameaças aéreas

15/01/2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes