top of page

Um ano de Jubileu para Jerusalém

O Tempo para Favorecer Sião Chegou

Cinquenta anos depois, é difícil para nós imaginar hoje a dolorosa divisão de Jerusalém entre 1948 e 1967. A capital de Israel está agora tão alegre e viva. Mas os veteranos lhe dirão que a vida foi extremamente difícil aqui durante aqueles dezesseis anos tristes quando a cidade foi dividida entre Israel e os jordanianos.

Os residentes judeus locais foram certamente aliviados em 1948, quando o cerco em Jerusalém ocidental foi levantado pela chegada de comboios de ajuda ao longo da "Estrada da Birmânia". Mas durante as duas décadas seguintes, a metade judaica da cidade permaneceu precariamente cercada por forças árabes em três frente, com um corredor estreito pelas colinas de Jerusalém, ligando-as ao resto do país.

Eles ainda enfrentaram a ameaça de fogo de atiradores furtivos por tropas jordanianas empoleiradas nas paredes da Cidade Velha. As baterias de artilharia árabes com vistas impressionantes cercavam os cumes ao redor do lado judeu da cidade. Alguns permaneciam escondidos em muitas casas e empresas. Alguns bairros ainda tinham toques de recolher à noite.

Talvez a maior dificuldade para a população judaica da cidade estava sendo a separação da Cidade Velha e do Muro Ocidental. O Bairro Judeu havia sido esvaziado sob a mira das armas durante os combates em 1948. Sepulturas judaicas foram profanadas e sinagogas destruídas. Os ocupantes árabes construíram barracas na frente do Muro Ocidental. Uma longa fila de bunkers, muros de concreto, campos de minas e cercas de arame farpado estavam espalhados pela terra, cortando a cidade ao meio. A estrada principal para Jaffa Gate dead-terminou em uma zona de guerra.

As antigas comunidades cristãs de Jerusalém também enfrentaram abusos sob o governo jordaniano. A Cidade Velha e Belém só foram abertas aos visitantes cristãos no Natal e Páscoa. Os cristãos não podiam comprar propriedades e as escolas da igreja eram obrigadas a ensinar o Alcorão. Devido a essas políticas repressivas, metade dos 25.000 cristãos árabes em Jerusalém Oriental abandonou a cidade entre 1949 e junho de 1967.

Depois veio a Guerra dos Seis Dias, quando as forças israelenses obtiveram uma vitória surpreendentemente rápida e completa sobre cinco exércitos árabes e libertaram a amada cidade de Jerusalém. Depois de duas décadas de divisão, isolamento e negligência, uma Jerusalém reunida estava livre para crescer e prosperar mais uma vez.

Este ano, o povo israelense festejará o 50º aniversário da reunificação da cidade, um momento incrível imortalizado na canção "Jerusalém de Ouro". Há também cem anos desde que o general britânico Edmund Allenby libertou a cidade de outro governante muçulmano - os turcos otomanos. Estes dois marcos importantes na história da moderna Jerusalém atestam que há um ciclo Jubileu operando sobre a cidade de Deus, impulsionando-a para a frente em seu destino final Nele.

A Bíblia descreve o Jubileu como um tempo especial a cada cinqüenta anos, quando a Terra de Israel deveria ser libertada de todos os arrendamentos e encargos, e todos os seus habitantes libertados de dívidas e servidões. De acordo com os comandos dados em Levítico capítulo 25, todas as terras foram revertidas para seus proprietários originais. Agora, através dos séculos, Israel raramente conseguia cumprir todas as exigências do Jubileu. Mas hoje, podemos ver que o próprio Deus ainda trabalha nos ciclos do Jubileu. Isto significa que se Jerusalém experimentou uma dramática libertação há cem anos atrás, e há mais de cinqüenta anos atrás, podemos esperar ainda mais uma liberação surpreendente para a cidade neste mesmo ano de 2017. Deus está agindo no silêncio, mas seguramente derrubando as forças dos gentios Sobre Jerusalém, para que a cidade possa finalmente alcançar seu destino de volta em mãos judaicas. Esse destino é ser o trono do Messias e uma "casa de oração para todas as nações" (Isaías 56: 7, Lucas 19:46, ver também Salmos 2: 6, Isaías 2: 3, Isaías 24:23 e Apocalipse 14 : 1).

Uma passagem chave da Escritura a este respeito é o Salmo 102, que declara que há um tempo designado de favor divino em Sião. No versículo 16, o salmista proclama: "Porque o Senhor edificará Sião; Ele aparecerá em Sua glória ". Dois versículos mais tarde, nos dizem que isto foi escrito" para a geração vindoura ", no hebraico original ele lê dor achoron, ou" última geração ". Assim, este Salmo se refere à restauração de Israel nos últimos dias, e especificamente ao retorno judaico a Jerusalém.

O nome de Sião aparece cerca de 170 vezes na Bíblia e geralmente se refere a Jerusalém. Mas a palavra hebraica tzion (צִיּוֹן) significa um "lugar queimado ou ressequido" e, portanto, aponta mais especificamente para Mt. Zion, onde estava o Templo e o altar do sacrifício. Desde suas primeiras menções nas Escrituras (Gênesis 14:18 e 22: 2), esta cidade e esta montanha específica estão sempre ligadas aos propósitos redentores de Deus. Eventualmente, o Senhor colocou Sua presença shekinah lá, e mais tarde deu Sua vida como um resgate pelo pecado nesta montanha mesmo.

Hoje, o Senhor está mais uma vez edificando Sião para propósitos redentores. Mas Ele faz isso através do povo judeu. Na Escritura, eles são identificados como os "construtores" de Jerusalém. Podemos extrair isto dos livros de Esdras e Neemias, bem como da referência poderosa no Salmo 118: 22. Do mesmo modo, o Salmo 147: 2 diz que o Senhor edifica Jerusalém "reunindo os desterrados de Israel". Esta é uma obra que Ele está "muito zeloso" (Zacarias 1:14, 8: 2).

Em última análise, sabemos que "o Libertador virá de Sião, e Ele desviará a impiedade de Jacó ..." (Romanos 11:26, veja também Salmo 14: 7, Salmo 53: 6 e Isaías 59:20, 21). Assim, no mesmo lugar onde uma vez rejeitaram o seu Messias, agora o receberão como Rei.

Sem dúvida, é por isso que há uma intensa batalha diplomática sobre o destino de Jerusalém, mas no fundo é uma batalha espiritual. O novo presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou o desejo de transferir a embaixada americana de Tel Aviv para a capital israelense. Muitas figuras árabes e islâmicas estão enfurecidas e ameaçam uma resposta violenta. Mas em um ano de Jubileu, podemos orar e esperar o favor divino, de modo que toda a cidade vai reverter para seus proprietários originais e ser liberado para os propósitos de Deus.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page