top of page

Magdala, a ressurreição de uma cidade judaica às margens do Mar da Galiléia


Magdala é uma cidade bíblica antiga localizada nas margens ocidentais do Mar da Galiléia, a personagem mais conhecida desta localidade é Maria Madalena, ou seja, Maria de Magdala.

Já havíamos publicado alguns sobre Magdala, que mesmo antes dos últimos desenvolvimentos nas expedições arqueológicas já havia dados sinais de que há muito que nos revelar a respeito do passado bíblico, da herança judaica da Terra de Israel e da sociedade dos galileus. Em nossa jornada a Magdala podemos constatar que o que conhecíamos era somente a ponta de um grande iceberg.

As pesquisas arqueológicas até hoje estão em apenas cerca de 10 por cento de tudo que pode ser escavado, mas o que já foi revelado impressiona, e segundo os arqueólogos, poderemos estar diante de grandes surpresas, além das que já tivemos.

A SINAGOGA DO PRIMEIRO SÉCULO EM MAGDALA

Esta pequena sinagoga que foi encontrada em Magdala é um excelente exemplo de como eram as sinagogas do primeiro século, pequenas e simples, porém bem adornadas. Com um Beit Midrash, o local onde era feita a leitura da Torah, um salão principal onde ocorria o parlamento da cidade, seis colunas de pedra vulcânica, o interior da sinagoga era provavelmente bem revestido de afrescos, bem típicos desta época, com uma influência clara do estilo herodiano.

Ao contrário da sinagoga em Cafarnaum, onde a parte superior foi construída séculos depois, provavelmente entre o terceiro e quarto século sobre a base de pedras vulcânica originais, esta sinagoga de Magdala é autêntica, e ela provavelmente foi cenário das pregações do Messias Yeshua, e é bem provável que foi aqui nesta cidade que ELE expulsou dela os demônios, e foi sem dúvida alguma, Maria Madalena, a mulher mais devota que seguia os passos do Mestre.

Mais sobre esta matéria, leia no link a seguir:

http://www.cafetorah.com/magdala-ressurreicao-de-uma-cidade-judaica-margens-mar-da-galileia/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page