top of page

Shavuot - A Festa das Primícias


Neste final de semana, 11 e 12, estaremos celebrando a Festa de Shavuot (Pentecostes). Esta é uma das três festas de peregrinação mencionadas na Torá, além de Páscoa (Pessach) e Sucot (Tabernáculos). Nestas festas, judeus e não judeus de todas as partes do mundo se reuniam em Jerusalém para adorar ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

A Festa de Shavuot é muito especial pois finalizava o final dos 50 dias de colheita e ajuntamento das primícias para serem oferecidas a Deus. Um dos principais aspectos de Shavuot era a cerimônia de apresentação desses primeiros frutos na Casa de Deus em Jerusalém, oferecendo-os aos sacerdotes e levitas. A dádiva da Torá no Monte Sinai também é associada à Festa de Shavuot, e é claro que esta é a razão pela qual Deus escolheu este dia para manifestar o Seu Espírito sobre os Apóstolos, o povo de Israel e os habitantes de Jerusalém.

Dentre as festas do calendário bíblico, SHAVUOT (semanas em hebraico, ou pentecostes, em grego), é a quarta festa. Vejamos o que diz a palavra:

“… contarei para vós, desde o dia depois do Sábado, isto é, desde o dia em que houverdes trazido o molho da oferta de movimento, sete semanas inteiras; até o dia seguinte ao sétimo Sábado, contareis cinqüenta dias; então, oferecereis nova oferta ao Senhor. Das vossas habitações trareis, para oferta de movimento, dois pães de dois décimos de efa; serão de flor de farinha, e levedados se cozerão; são as primícias do Senhor. Com os pães oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, um novilho e dois carneiros; serão holocausto ao Senhor, com as respectivas ofertas de cereais e de libação, por oferta de cheiro suave ao Senhor. Também oferecereis um bode para oferta do pecado, e dois cordeiros de um ano para sacrifício de ofertas pacíficas. Então o sacerdote os moverá, juntamente com os pães das primícias, por oferta de movimento perante ao Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote. E fareis proclamação nesse mesmo dia, pois tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; é estatuto perpétuo em todas as vossas habitações pelas vossas gerações…” (Levítico 23:15-21)

Festa das Primícias - Assim como as outras festas citadas, Shavuot também tem um componente agrícola relevante. Em Israel, este é o período do início da colheita das primícias, os primeiros frutos. Neste momento os agricultores agradecem a Deus pela chegada do resultado de muitos meses de dedicação e rezam para que todo o período de colheitas seja farto e abençoado. Em função deste elemento agrícola, Shavuot recebe também o nome de Chag HaBicurím, ou Festa das Primícias.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page