Ismail Haniyeh, líder do grupo terrorista Hamas morre nesta quarta-feira
A recente morte de Ismail Haniyeh, o líder político do Hamas, representa uma reviravolta significativa nas dinâmicas de poder do Oriente Médio. Haniyeh foi morto em sua residência na capital iraniana, Teerã, conforme confirmado por fontes do grupo palestino e pela mídia local. Haniyeh é o líder de mais alto escalão do grupo terrorista Hamas a ser eliminado até agora.
Haniyeh estava no Irã para participar da posse do novo presidente iraniano, um evento que fortaleceu as alianças entre o Hamas e o Irã. O ataque aéreo que resultou na morte de Haniyeh ocorreu nas primeiras horas da quarta-feira, dia 31 de julho. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã também confirmou a morte.
Haniyeh foi diretamente responsável pelo assassinato de milhares de israelenses, incluindo aqueles mortos no dia 7 de Outubro, no massacre realizado pelo Hamas no sul de Israel.
Um dia antes, o líder do grupo terroristado Hezbollah foi morto no Líbano após o lançamento de um míssil que matou 12 crianças e adolescentes israelenses em um campo de futebol perto da fronteira.