top of page

Governador de Goiás firma parceria com Israel em meio a crise diplomática

Captura de tela 2024-03-04 144557.png

Em evento realizado nesta quarta-feira, 28, com a participação do governador Ronaldo Caiado (UB), do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, o governo de Goiás e o Estado de Israel assinaram dois acordos que visam a ampliação dos investimentos israelenses em território goiano. Este encontro assume uma importância destacada, ocorrendo em meio ao aprofundamento da crise diplomática entre Brasil e Israel, desencadeada por declarações do presidente Lula da Silva (PT).

Com discursos inflamados em defesa do Estado de Israel por parte de Caiado e do deputado Gustavo Gayer, o evento representou uma tonificação das relações diplomáticas e econômicas de Goiás com Israel em um momento em que o relacionamento entre o governo israelense e o governo brasileiro vive uma crise. Na ocasião, Caiado classificou como “barbárie” e “assassinato de inocentes” os ataques do Hamas contra Israel e comentou a declaração do presidente Lula da Silva, que comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza e mortes de palestinos com o holocausto.

“Quero pedir desculpas ao povo judeu pelas palavras ditas pelo presidente Lula […] Aqui em Goiás nós trabalhamos contra qualquer ato antissemita, aqui nós temos a maior honra e orgulho em termos a comunidade judaica”, disse Caiado, que afirmou ainda que Lula demonstra “desconhecimento da história”.

O evento foi realizado no Detran e teve, também, a inauguração de um parque em homenagem aos judeus mortos no atentado do Hamas contra Israel, em outubro do ano passado. O ‘Am Israel Chai’ (O povo de Israel vive) contará com o plantio de 1,2 mil árvores – cada uma representando uma das vítimas do atentado.

Nesse contexto, a assinatura dos acordos entre o Governo de Goiás e Israel não apenas fortalece os laços econômicos entre as duas partes, mas também reforça o compromisso mútuo na promoção da paz, da estabilidade e do desenvolvimento regional. 

bottom of page