top of page

Falas problemáticas do presidente Lula tem repercurtido negativamente [Nota de Repúdio]

lula

Neste final de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais uma vez criticou Israel. Desta vez, o presidente fez analogias infundadas, comparando a ação israelense com o extermínio de milhões de judeus no Holocausto no século passado, além de classificar como "genocídio" e "chacina" a resposta de Israel na Faixa de Gaza aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas.

A declaração feita pelo presidente Lula abriu uma crise diplomática e, além de incoerente, tem tomado grandes proporções, ao ponto do atual presidente ser declarado como "persona non grata" pelo Ministro das Relações Exteriores Israelense, Israel Katz, surpreendendo o Planalto Brasileiro. A fala também foi declarada como 'desastrosa' por diplomatas e tira a legitimidade para qualquer ponderação sobre a atual crise.

Mais do que diminuir a história com essa insensata comparação, também abre precedente para falas antissemitas, que propagam ódio contra Israel, culminando em fim das relações e até mesmo na extinção dos judeus, sob a alegação de "antissionismo".

A manifestação de Lula não representa o sentimento dos brasileiros, uma nação que mantém laços de amizade com Israel. Lamentamos pelo ocorrido e permanecemos em oração para que a paz seja estabelecida na região e para que todo o povo esteja protegido.

bottom of page